quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Flamengo inicia penúltima semana de trabalho de 2015

 
Treino Flamengo Ninho do Urubu (Foto: Fred Gomes)

O primeiro treino da penúltima semana de trabalho para o Flamengo em 2015 não apresentou grandes novidades. Oswaldo de Oliveira comandou trabalho técnico, com quatro balizas e mesmo número de goleiros. Três equipes participaram: branca, laranja e verde. De diferente, apenas as ausências de Guerrero, Jorge e Emerson Sheik. Mas, de acordo com a assessoria de imprensa do Flamengo, o trio não preocupa. Todos foram para a academia, e Sheik ainda fez trabalho com os fisioterapeutas devido a uma pancada sofrida no empate com a Ponte Preta. O peruano também sofreu entorse contra a Macaca no tornozelo esquerdo.

Ederson treinou à parte, dando voltas em torno do campo. De acordo com o Rubro-Negro, a atividade de reforço muscular e recuperação física já estava prevista.

Oswaldo treino Flamengo (Foto: Fred Gomes)

Oswaldo de Oliveira, que vinha vibrando muito com os treinos do Flamengo enquanto o time tinha chances de Libertadores, desta vez, preferiu assistir à atividade do contêiner onde os analistas de desempenho filmam os trabalhos da equipe. Quase tomou uma bolada lá de cima, mas levou na esportiva e brincou com a imprensa após o lance.

Alan Patrick deixou o treino antes dos demais com dores no adutor da coxa esquerda.

Pikachu confirma proposta do Fla e mais dois clubes

Jhonnatan e Yago Pikachu no Paysandu (Foto: André Nery/Arquivo O Liberal)
 

O contrato atual de Yago Pikachu com o Paysandu se encerra no final do ano. Há alguns meses, o lateral-direito e o presidente do clube paraense, Alberto Maia, haviam acordado que ele não seria renovado como uma forma dar ao jovem atleta a oportunidade de alçar voos mais altos na carreira. Com a temporada chegando ao fim, a pergunta mais ouvida pelo jogador é: "onde irá jogar em 2016?". Nesta terça-feira, em entrevista para o Globo Esporte Pará (confira a entrevista completa no vídeo ao lado), Pikachu tentou despistar, mas depois confirmou negociar com três equipes, sendo uma delas o Flamengo.

– Essa é a pergunta que eu mais recebo, mas, no momento, ainda estou analisando junto com os meus familiares, vendo a melhor opção para mim. Tenho algumas propostas, mas prefiro evitar falar os nomes dos clubes. Ainda estou analisando, ainda tem o último jogo para representar com a camisa do Paysandu – iniciou o lateral de 23 anos, autor de 20 gols no ano, que ainda enfrenta o Oeste no sábado, na última rodada da Série B.

Após a insistência do jornalista André Laurent, Yago Pikachu admitiu estar balançado entre uma proposta do Fla, de outro carioca e de mais um clube mineiro. Do exterior, por enquanto, são apenas sondagens.

– Tem o interesse do Flamengo sim, mas não só o Flamengo. Têm outros clubes aí, tem outro do Rio, um de Minas, mas, como eu falei, vou analisar com carinho, com cautela, junto aos meus familiares, para ver o que vai ser melhor para mim. (...) Da China houve um contato mais ou menos um mês atrás, mas não deu certo. Apenas algumas especulações. No momento não tem nenhum clube de fora (do país). Caso apareça, é um caso a ser pensado – completou Pikachu.

O lateral não nega o interesse em experiências em grandes centros do futebol e acredita estar suficientemente maduro para isso. Entretanto, afirma que ainda é possível uma renovação com o Papão, apesar disso não ser sua prioridade.

– Eu não descarto a possibilidade de permanecer no Paysandu, mas como eu falei depois do jogo (contra o Criciúma), acho que hoje eu me sinto muito mais maduro e mais preparado para poder sair. Acho que está na hora. Representei muito com a camisa do Paysandu – salientou.


Cirino terá o futuro resolvido após eleição no Fla

 
marcelo cirino, flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Marcelo Cirino terá de aguardar um pouco para definir seu futuro. O atacante tem pouca chance de permanecer no Flamengo para a próxima temporada e já recebeu propostas e sondagens de diversos times brasileiros. No entanto, a prioridade da Doyen Sports, grupo de investimentos que levou o camisa 7 para o Rubro-Negro, é a transferência para o exterior. Como o negócio depende também do clube da Gávea, a situação só será resolvida após a eleição presidencial do dia 7 de dezembro, segundo o representante da Doyen na América Latina, Renato Duprat.

Seis equipes brasileiras já demonstraram interesse em Cirino: São Paulo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Santos. De acordo com Duprat, dois deles - não quis revelar quais - acenaram com a possibilidade de pagar uma quantia em dinheiro, mas os valores são considerados baixos. Os demais só topam a troca por outros jogadores, opção que não agrada à Doyen.

Cirino está em fase final de recuperação de lesão no menisco do joelho direito. Ele tem chance de voltar a ficar à disposição de Oswaldo de Oliveira na última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, no dia 6. O Rubro-Negro não briga por mais nada na competição.

Na articulação entre o Flamengo e a Doyen Sports, no fim de 2014, ficou acordado que o clube da Gávea pagará 5 milhões de euros por 50% dos direitos sobre Cirino ao fim de um contrato de três anos, até o fim de 2017. Caso o atacante seja negociado antes disso, o Fla ficará com 20% do valor e a Doyen, com 80%. Quando o jogador estava em boa fase, no começo da temporada, o clube estava considerando comprar seu passe, mas só ao fim do período de três anos.

O camisa 7 e mais quatro jogadores foram afastados pela diretoria do Flamengo no fim de outubro por terem participado de uma festa após um treino pela manhã, e foram reintegrados ao elenco uma semana depois. Eles também foram multados no salário.

Marcelo Cirino fez 46 jogos pelo Flamengo e marcou 11 gols. O último foi em julho, na vitória por 1 a 0 sobre o Goiás no Serra Dourada. O número de vezes em que balançou as redes é relativamente baixo, mas ele é o artilheiro da equipe na temporada ao lado de Alecsandro, que se transferiu para o Palmeiras. Após boas atuações no Carioca, no meio do ano houve sondagem forte do Porto por Cirino, mas o Fla o segurou. Na sequência, o atacante acabou caindo de produção e virou reserva, principalmente com as chegadas de Guerrero e Emerson Sheik.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Guerrero leva o terceiro amarelo e não enfrenta o Atlético-PR, em Curitiba

O atacante Guerrero cumprirá na próxima rodada sua terceira suspensão como rubro-negro neste Campeonato Brasileiro. Neste domingo, aos 40 minutos do primeiro tempo do empate por 1 a 1 com a Ponte Preta, o peruano recebeu o terceiro cartão amarelo em sequência ao fazer falta em Biro Biro e ficou fora do jogo contra o Atlético-PR, marcado para o próximo domingo, em Curitiba, às 19h30.

Guerrero já soma seis amarelos e um vermelho neste Brasileiro. Em compensação, o jogador foi o vice-líder em finalizações do Flamengo no jogo - com quatro, uma menos do que Gabriel - e deu assistência para o gol da equipe.

Estão pendurados para a próxima rodada Ayrton, Kayke, Paulinho, Samir e Wallace.

Guerrero suspenso (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Oswaldo mira "melhor posição possível" no Brasileiro

 
Oswaldo de Oliveira, Flamengo X Ponte Preta (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo.com.br)

O empate por 1 a 1 com a Ponte Preta, neste domingo, no Mané Garrincha, liquidou definitivamente as chances de o Flamengo ir à próxima Libertadores. Para Oswaldo de Oliveira, que evitava jogar a toalha nas últimas entrevistas, restou repetir o discurso praticado na véspera do duelo com a Macaca. Segundo ele, importante é tentar vencer Atlético-PR e Palmeiras, dois últimos rivais do Fla no Brasileirão 2015, e ter um final digno na temporada.

- Agora vamos ter que continuar nessas condições (de jogar sem chances de alcançar o G-4). Vamos jogar essas duas partidas que faltam para conseguir terminar o campeonato na melhor colocação possível.

O Flamengo é o 11° colocado, com 49 pontos, e pega o Atlético-PR na próxima rodada, em Curitiba, às 19h30.

Confira os principais trechos da coletiva de Oswaldo de Oliveira:

Conversa pós-jogo 

No vestiário, depois do jogo, é uma coisa que eu não gosto de revelar. Não houve segredo, nada de excepcional. Queremos acabar da melhor maneira possível no campeonato e o ano que vem é consequência. Os jogos seguem, e é claro que o Flamengo se projeta para uma temporada seguinte.

Situação no campeonato 

Agora vamos ter que continuar nessas condições (de jogar sem chances de alcançar o G-4). Vamos jogar essas duas partidas que faltam para conseguir terminar o campeonato na melhor colocação possível.

Má fase de Guerrero 

O Guerrero realmente passa um momento difícil. Ele tem ficado nervoso, levado muitos cartões e estamos fazendo o possível e conversando para que ele possa se adaptar ao Flamengo. Alguns atacantes passam por isso. Temos procurado ajudá-lo. Queremos uma melhora, mas estamos insistindo, e ele quer voltar a fazer gol.

Jogo em ritmo lento

Os dois times se esforçaram. A Ponte começou o primeiro tempo melhor e merecia o gol. O Flamengo voltou para o segundo tempo melhor e conseguimos o gol. O jogo teve momentos diferentes, mas eu não vejo como desinteresse porque os dois times lutaram.

Pouco tempo em campo de Ederson

Lamentamos a ausência dele. Chegou aqui (no Flamengo), se machucou seguidamente e custou a se recuperar. Ele ficou muito tempo ausente do Brasil e tem que passar por uma readaptação. Claro que é um jogador de qualidade.

domingo, 22 de novembro de 2015

Oswaldo de Oliveira confirma Everton e Guerrero entre os titulares

 
Guerrero treina no CT do Brasiliense (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)

A chuva que caiu na noite de sexta-feira em Brasília deu uma trégua e um sol inclemente castigou a capital federal na manhã deste sábado. Foi neste cenário adverso, que chegou a render comentários do técnico Oswaldo de Oliveira, que o Flamengo se preparou para enfrentar a Ponte Preta, neste domingo, às 18h, no estádio Mané Garrincha. Foi uma atividade leve, de campo reduzido e finalizações, suficientes para que o treinador confirmasse Everton como substituto do suspenso Jorge na lateral esquerda e a volta de Paolo Guerrero ao time titular. Substituto natural do titular, o colombiano Armero ainda não está em condições físicas ideais, segundo Oswaldo.

 

- O time está definido. Everton joga no lugar do Jorge, o Guerrero volta e o restante do time vai ser o mesmo que jogou contra o Santos - explicou o comandante.

Sem aspirações ao título ou a uma vaga na Libertadores, o Flamengo terá pela frente três jogos para ter um fim de campeonato digno, pelo menos na visão do técnico Oswaldo de Oliveira.

- São três jogos muito importantes que o Flamengo precisa encarar com muita seriedade. Temos que pontuar para termos um final de campeonato digno para corresponder com o anseio da torcida. Também temos que pensar na próxima temporada e ver o que o Flamengo pode levar daqui - disse, em referência aos jogos contra a Ponte Preta, Atlético-PR e Palmeiras.

O treino deste sábado contou com a presença de alguns torcedores. Desta vez, entretanto, eles não tiveram acesso à parte interna do CT do Brasiliense, a exemplo do que ocorrera em setembro, quando o Rubro-Negro treinou no local e a torcida pode fotografar de perto parte do treinamento. Sendo assim, os poucos que suportaram o forte calor na cidade puderam guardar ao menos lembranças de alguns jogadores. Guerrero, por exemplo, distribuiu autógrafos e fotos com alguns, a exemplo do goleiro César, que também foi até o portão conversar com alguns torcedores.

Flamengo enfrenta Ponte, que ainda crê no G-4, na capital

 

Na 11ª colocação e a oito pontos (tem 48) do G-4, o Flamengo já não adota mais o discurso de que é possível ir à Libertadores 2016, e a meta em comum de treinador e jogadores é realizar um fim de ano digno. Neste domingo, na condição de mandante, enfrenta a Ponte Preta, às 18h30, no Mané Garrincha, em Brasília. A Macaca, por sua vez, está a seis do quarto colocado, e ainda acredita no improvável.

 

O Flamengo tem como novidades o retorno de Guerrero à equipe titular - no meio da semana, entrou no segundo tempo durante o empate por 0 a 0 com o Santos - e a entrada de Everton, que substitui Jorge, suspenso. Armero seria o substituto natural, mas, de acordo com Oswaldo de Oliveira, o colombiano não se encontra em condições físicas ideais.

Com 50 pontos, a Ponte joga as últimas fichas para seguir com chances, mesmo que remotas, de classificação à Libertadores. Após atingir a meta de permanência na elite, a Macaca perdeu fôlego e viu o G-4 se distanciar. A derrota em casa por 1 a 0 para o Figueirense, no meio da semana, praticamente acabou com o sonho dos campineiros. Ainda assim, o discurso no elenco é de brigar até o fim para, caso não dê para ficar com a vaga, ao menos encerrar o Brasileiro na melhor colocação possível e com o máximo de pontos. O técnico Felipe Moreira conta com força máxima para escalar a Macaca.

Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Sidmar dos Santos Meurer (DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (MG). O Premiere transmite a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Oswaldo valoriza empate contra "quase invencível" Santos na Vila

 
Oswaldo de Oliveira Flamengo (Foto: FLAVIO HOPP/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Desde que Dorival Júnior chegou ao Santos, o time disputou 16 partidas na Vila Belmiro. Lá, tinha 100% de aproveitamento com o treinador até esta quinta-feira, quando empatou por 0 a 0 com o Flamengo. Por isso, o ponto conquistado contra o "quase invencível" Santos, jogando em seu estádio, foi exaltado por Oswaldo de Oliveira.

- Criamos muitas chances, e o Vanderlei fez várias defesas. Anulamos as jogadas ofensivas do Santos e criamos no primeiro e no segundo tempos. Ficamos muito perto da vitória. Muito mais do que eles. É muito difícil jogar aqui (na Vila Belmiro). O Santos se sente muito à vontade e é quase invencível em seu estádio. Devemos elogiar o desempenho do Flamengo.

O empate foi valorizado, mas a distância para o G-4 do Campeonato Brasileiro aumentou, já que o São Paulo venceu o Atlético Mineiro por 4 a 2, no Morumbi. Mesmo com as chances remotas de classificação à Taça Libertadores da América, Oswaldo não se diz frustrado e acredita em um 2016 bem melhor.

- Não tenho por que ficar frustrado. O Flamengo mostrou capacidade, vem se reformulando e trabalhando para se organizar e chegar no nível das outras equipes. A equipe tem tudo para fazer isso. Terminar bem o ano e começar muito bem 2016 - completou.

Oswaldo de Oliveira, no entanto, não deve permanecer no Fla para a próxima temporada. Publicamente, o treinador negou que esteja incomodado com a situação. Muricy Ramalho é tido como favorito para assumir o cargo após as eleições presidenciais.

- Não me incomoda (instabilidade no cargo). Nada a ver. Até as eleições, não adianta vagar no escuro. Coisas precisam ser esclarecidas - disse.

Após se negar a prever 2016 semanas atrás, Oswaldo mudou o discurso e afirmou que participa normalmente do planejamento do próximo ano.

- Já estamos planejando 2016 há muito tempo. Todos no clube estão empenhados, fazendo avaliações, projeções. Esse é o caminho. Participo normalmente.

Faltando três rodadas para o final do Brasileiro, o Flamengo segue na 11ª colocação, com 48 pontos - oito pontos atrás do São Paulo, primeiro clube do G-4.

Sheik pede para jogadores do Fla "honrarem os salários" na reta final

 

 
Emerson Sheik Flamengo (Foto: RODRIGO GAZZANEL/ESTADÃO CONTEÚDO)
Na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro e a oito pontos do quarto colocado São Paulo, o lema no Flamengo não é entrar em campo somente para cumprir tabela na reta final da temporada, Segundo o atacante Emerson Sheik, existem compromissos com o clube.

- Temos que honrar o Flamengo, mesmo que as chances sejam remotas. Os jogadores precisam honrar os salários que recebem. Temos que jogar as últimas partidas como se fossem finais - disse o camisa 11, após o empate em zero a zero contra o Santos, na Vila Belmiro.

Com contrato até 31 de dezembro, Sheik comemora o interesse do Flamengo em sua permanência, mas não acha que é momento de falar sobre renovação.

- É difícil falar sobre questões contratuais, fico feliz pelo interesse do Flamengo na permanência e não quero falar sobre valores, sobre o que deixei de ganhar ou se posso ganhar mais. Não é momento para isso. É momento de trabalhar para terminar bem o ano - completou.

O Flamengo volta a campo neste domingo, contra a Ponte Preta, às 18h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em duelo válido pela 36º rodada do Brasileirão.

Santos e Flamengo empatam em jogo disputado

Santos e Flamengo fizeram um jogo disputado na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o 0 a 0 decepcionou e foi ruim para os dois lados. Os times até conseguiram criar algumas jogadas, só que pararam em Vanderlei e Paulo Victor, que fizeram importantes defesas. O empate tirou o Peixe do G-4 e praticamente detonou o fiozinho de esperança rubro-negro pela vaga na Libertadores do próximo ano.

O Santos perdeu a quarta posição do Brasileirão para o São Paulo e agora aparece em quinto, com 55 pontos, fora da zona de classificação para o torneio sul-americano. A equipe de Dorival Júnior volta a campo no domingo, às 19h30, contra o Coritiba, no Couto Pereira. O Flamengo chegou a 48 pontos e permanece na 11ª posição da tabela. O clube da Gávea enfrenta a Ponte Preta também no domingo, às 18h, no Mané Garrincha - vendeu o mando para Brasília.

Santos x Flamengo, Vila Belmiro Campeonato Brasileiro 2015 (Foto: FLAVIO HOPP/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
O Santos teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas quem teve as melhores oportunidades foi o Flamengo. O time carioca foi perigoso, com destaque para as jogadas criadas por Gabriel, mas parou em algumas boas defesas do goleiro Vanderlei. O Peixe melhorou na volta para a segunda etapa e passou a atacar mais o rival, tanto que forçou Paulo Victor a trabalhar bem. O Rubro-Negro ainda teve chances no fim com Guerrero e Canteros, mas novamente foi parado pelo camisa 1 santista. O time de Oswaldo de Oliveira perdeu Jorge por expulsão e atuou com 10 jogadores nos minutos finais.

No duelo de atacantes de peso, Ricardo Oliveira não teve boa atuação em sua volta da seleção brasileira. O artilheiro do Campeonato Brasileiro com 20 gols esteve sumido em campo, participou muito pouco da partida e ainda errou vários passes, não conseguindo dar sequência às jogadas de ataque do Santos.

Guerrero, por sua vez, começou no banco pela primeira vez em 17 jogos pelo Fla. A decisão foi tomada após conversa com a comissão técnica. Dois dias antes, ele havia atuado 90 minutos pelo Peru contra o Brasil. Na Vila, o camisa 9 entrou aos 19 minutos do segundo tempo no lugar de Kayke. Teve uma chance no fim, mas viu Vanderlei sair rápido do gol para afastar o perigo.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Emerson Sheik se recupera, treina como titular e enfrenta o Santos

 

A quarta-feira começou com boa notícia para Oswaldo de Oliveira. Emerson se recuperou das dores que o tiraram do amistoso contra o Orlando City, no último domingo. Assim, foi escalado como titular do treino, no lugar de Everton, e confirmado na equipe que enfrenta o Santos, nesta quinta, na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Treino Flamengo Ninho do Urubu (Foto: Ivan Raupp)
Sheik havia ficado na academia na última terça-feira, mas voltou aos treinos sem limitações. Assim, a equipe titular treinou com a seguinte formação: Paulo Victor, Pará, César Martins, Wallace e Jorge; Jonas, Márcio Araújo e Alan Patrick; Gabriel, Emerson Sheik e Kayke.

Fla consegue vitória nos bastidores por nova arena; oposição é contra

 
Projeto Arena Multiuso Gávea Flamengo (Foto: Divulgação)

Há mais de um ano, a diretoria do Flamengo lançou um projeto de uma nova arena multiuso, com capacidade para 2.800 pessoas, bancado por uma rede de fast food, pensando principalmente no sucesso do time de basquete - tetracampeão do Novo Basquete Brasil (NBB) e campeão da Copa Intercontinental no ano passado. Neste período, entre idas e vindas pelos órgãos públicos, foi preciso fazer mudanças, buscar entendimentos com a prefeitura. Nesta segunda-feira, o clube recebeu uma notícia importante da Companhia de Engenharia e Tráfego (CET-Rio): a aprovação sem restrições da instalação. Agora, o caminho é conseguir a liberação da Secretaria de Meio Ambiente e dos Bombeiros, em seguida, da Secretaria de Urbanismo, até chegar nas mãos do prefeito Eduardo Paes. 

No longo processo, a decisão sobre a liberação ou não só sairá em 2016. Antes disso, o Flamengo passará por uma eleição presidencial, no dia 7 de dezembro, e a arena pode não sair de papel. As duas chapas de oposição, encabeçadas por Cacau Cotta (Branca) e Wallim Vasconcelos (Verde), são contra o projeto atual. O presidente em exercício, Eduardo Bandeira de Mello (Azul), também é candidato e mantém o pensamento da gestão em vigor.

- Sou totalmente a favor dela. É inconcebível pensar que um rubro-negro seja contra. É um investimento totalmente de graça para o Flamengo, que vai ter seu espaço valorizado em um local privilegiado. É um trabalho de três anos e na hora em que estamos perto de conseguir a licença surge essa exploração eleitoral por causa de quadra de tênis, quando no projeto elas serão preservadas. Fizemos essa parceria com o McDonald's, que vem sendo fiel desde o início e ainda mais agora - afirmou Bandeira.

Eleição será realizada no dia 7 de dezembro. Os candidatos são Cacau Cotta, Eduardo Bandeira de Mello e Wallim Vasconcelos

Cacau e Wallim usam argumentos parecidos e apresentam a mesma solução. As árvores que precisariam ser derrubadas estão entre os pontos negativos do projeto. Eles apontam como alternativa para a não execução do projeto a utilização de uma das arenas construídas para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A outra possibilidade seria reformar o Ginásio Hélio Maurício.

- Pela concessão do terreno, ele só pode ser usado para fins esportivos e voltado para dentro do clube. No projeto, uma loja do McDonald's será construída para fora, com drive thru e tudo. Isso não é permitido. O clube infringiria a lei. Ainda há o problema de recuo do terreno, do corte de árvores centenárias, da proximidade com a lagoa, difícil passar pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo. São vários quesitos que dificultam a aprovação do projeto. O que há é o interesse em atender uma rede de fast food, que nada tem a ver com esporte. Para jogar com 2.500 lugares, amplia o Ginásio Hélio Maurício, que hoje tem capacidade para 600 pessoas. Não teria problema com governo municipal e estadual. Os grandes jogos não poderiam ser realizados para esse público, continuando com a Arena da Barra ou o legado dos Jogos Olímpicos. Serão cinco ou seis arenas sem utilidade. Poderia ser feita uma parceria para o clube administrar uma delas, mantendo uma de pequeno porte na Gávea - disse Cacau.

Arena Multiuso do Flamengo (Foto: Divulgação)

Membro da diretoria atual até o começo deste ano, Wallim participou ativamente da negociação do projeto. No entanto, depois de iniciar a campanha para presidente e conversar com associados, disse ter percebido que a construção da nova arena não seria a melhor solução para o clube.

- Nossa chapa resolveu que no local que está sendo concebido não vai mais fazer. Quando estava na diretoria, não tinha noção da reação das pessoas. Nunca havia chegado aos vices, pelo Rafael Strauch, que era vice do Fla-Gávea, qualquer problema com relação a esse projeto. Em um mês e pouco de campanha, fui surpreendido pela posição de que o pessoal do tênis sempre foi contra, os pais que levam seus filhos ao parque, considerado o melhor lugar do clube, também. Ainda há a questão da derrubada das figueiras centenárias, que seria mesmo uma pena. E não fizeram isso de forma agressiva, queriam saber se não havia outra solução. Pelo que sei a associação de moradores é contra. O Rodrigo Tostes (diretor executivo de operações do Rio 2016 e ex-vice de finanças do Flamengo) falou sobre a disponibilidade das arenas depois dos Jogos Olímpicos em Deodoro e na Barra da Tijuca. Já poderiam ser utilizadas em outubro. Outra possibilidade seria ampliar o Ginásio Hélio Maurício, mas um plano B. É sentar com o McDonald's e saber se eles teriam interesse em aplicar os recursos na Gávea de outra forma - explicou Wallim.

 
Hoje, Flamengo e McDonald's têm assinado um memorando de entendimento, que permite a ambos desistir do projeto. Mesmo depois de aprovado pela prefeitura, ela ainda teria que passar pelo Conselho Deliberativo do clube e pelos executivos da rede de fast food. O valor da obra para a nova arena é de R$ 30 milhões. Vice de esportes olímpicos, Alexandre Póvoa se considera neutro na eleição - ele foi convidado pelas chapas verde e azul para seguir no cargo, mas ainda não se decidiu. No entanto, tem posição clara quanto à construção da arena na Gávea:

- Tenho profundo respeito pela natureza, e tudo será feito para replantar o que for retirado, como ocorre em qualquer obra, em qualquer lugar do mundo. Tem gente que infelizmente prefere Deodoro e a Barra da Tijuca por desconhecer completamente a realidade do esporte olímpico brasileiro, mas eu prefiro minha casa e meu clube, o Flamengo. Mais lamentável e inexplicável do que a proposta de ignorar R$ 30 milhões de investimento privado, que será incorporado ao patrimônio dos sócios, após uma luta de tanto tempo, é a demonstração de desprezo aos esportes olímpicos do Flamengo e desrespeito ao sonho dos atletas rubro-negros de várias modalidades. Pensar em outras opções, se por acaso a nossa arena não for viabilizada, tudo bem. Agora, se comprometer a não construí-la, depois de tanto esforço e agora que estamos tão perto, atendendo a questões políticas menores e de disputa pelo poder, é inacreditavelmente triste - afirmou Póvoa.

sábado, 14 de novembro de 2015

Flamengo inicia festa de 120 anos com embaixadores na Gávea

 

O Flamengo iniciou neste sábado a comemoração pelos 120 anos do clube, que terá o ápice neste domingo. O marco do primeiro dia de evento foi a presença de 700 membros de 60 Embaixadas da Nação, espalhadas pelo mundo (uma das presentes foi de Angola, por exemplo), que animaram as ações na sede da Gávea. Cerca de 1.500 pessoas passaram pela clube ao longo de toda a festividade.

- Não é todo dia que se faz 120 anos. Tenho certeza que são apenas os primeiros 120, porque o Flamengo é eterno. O aniversário do clube é sempre marcado por esse movimento gostoso das embaixadas, em que vêm rubro-negros de todos os lugares. Essa reunião das embaixadas é algo sem precedentes no Brasil - afirmou o presidente Eduardo Bandeira de Mello, que completou:

Aniversário de 120 anos do Flamengo será coroado com missas neste domingo e um amistoso no Maracanã

- Gostaria de estar aqui para acompanhar os próximos 120 anos e, apesar do avanço da medicina, acho que vai ser difícil, pois teria 180 anos. Espero que o Flamengo seja campeão nos próximos 120 anos.

O dia de festa na Gávea começou no Espaço Fla Cultural, onde aconteceu o encontro de vários escritores rubro-negros. Os livros foram vendidos e bem aceitos pelo público. Além de livros, as medalhas comemorativas em alusão aos 120 anos de Flamengo foram comercializadas, junto com a exposição de Lan. Troféus importantes das modalidades esportivas do clube também ficaram expostos ao longo do evento.

CONFIRA ABAIXO GALERIA ESPECIAL SOBRE A FESTA NA GÁVEA
Crédito das fotos: David Nascimento/LANCE!Press

Depois do Fla Cultural, aconteceu uma exposição de carros antigos e um jogo no campo da Gávea com celebridades. Por volta das 14h, iniciou na sede de remo do Flamengo uma festa com os membros das embaixadas, com direito a grupo musical, comida e bebida. As festividades continuam neste domingo,  a partir das 7h, com a Alvorada na sede do remo, e terminam no Maracanã, quando às 15h30 o Flamengo enfrenta o Orlando City em um amistoso.

> Confira a programação da festa neste domingo:

7h – Sede do Remo
- Alvorada / Queima de fogos / Missa

8h – Sede Social do Clube
- Missa na Capela São Judas Tadeu

8h30 – Boca Maldita
- Café da manhã

9h às 12h – Boca Maldita
- Apresentação da Charanga Rubro-Negra

9h às 12h – Parquinho da Gávea
- Recreação para crianças

10h – Boca Maldita
- Reco-reco (tradicional evento musical)

No Maracanã:
12h30 - Abertura dos portões
12h50 - Jogo preliminar: Fla Master x Artistas
14h15 – Homenagem a grandes heróis rubro-negros (no gramado)
14h30 – Coletiva de Imprensa no Auditório - Novos Benefícios do Programa Sócio-Torcedor
15h30 - Jogo principal: Flamengo x Orlando City
16h15 (Intervalo do jogo) – Encontro dos campeões mundiais do Futebol e Basquete

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Kayke ressalta desejo de seguir no clube: "Muito feliz"

 

Autor de dois gols na vitória de 4 a 1 do Flamengo sobre o Goiás, Kayke caiu nos graças dos torcedores, que pedem que o atacante seja efetivado na equipe titular comandada por Oswaldo de Oliveira. Feliz por retornar ao clube nesta temporada, o atacante garante que a sua prioridade é permanecer na Gávea na próxima temporada.  

- Tenho contrato com o Flamengo até o final do ano que vem e espero dar continuidade. Realmente estou muito feliz nessa minha volta, é uma realização pessoal e profissional. Sou do Rio de Janeiro e minha esposa está grávida. A gente vive um momento muito legal. Espero realmente continuar no Flamengo e que seja feita essa vontade -  disse.

Kayke Flamengo (Foto: Alexandre Lago/GloboEsporte.com)

Kayke tem seis gols em 14 jogos pelo Flamengo. No somatório da temporada, ele balançou em 27 oportunidades, sendo 21 pelo ABC-RN. Com quatro jogos para o fim do Brasileiro, o time rubro-negro ocupa apenas o 11° lugar do Brasileirão, com 47 pontos e chances remotas de ir à Libertadores. Mesmo assim, o atacante ainda vê esperança de boas notícias para a equipe.

- Situação complicada depois das derrotas que a gente acabou tendo no campeonato. Mas como jogador posso te dizer que vamos finalizar esse campeonato da melhor forma possível para, posteriormente, pensar no ano que vem. O G-5 é uma situação que pode acontecer. Se o Santos for campeão da Copa do Brasil abre mais uma vaga. Vamos fazer o nosso papel e esperar os outros resultados. Pode sim acontecer.

O Flamengo volta a jogar apenas no dia 19, na Vila Belmiro, quando enfrenta o Santos pela 35ª rodada do Brasileiro. O Peixe é o quarto colocado na competição, com 54 pontos.

Fla cria seu cartão de fidelidade para temporada do NBB

 

Além do retorno técnico e financeiro que os jogos contra Orlando Magic, Phoenix Suns e Memphis Grizzlies trouxeram, a participação do Flamengo pelo segundo ano consecutivo na pré-temporada da NBA também tem rendido boas ideias ao clube carioca. Não só dentro de quadra, como fora dela. Inspirado no modelo da liga americana, o departamento de marketing rubro-negro criou para essa temporada do NBB o Flapasse, uma espécie de cartão de fidelidade que garantirá ao torcedor o direito de poder assistir a todos os jogos do time adulto de basquete no Rio de Janeiro. O pacote, que começa a valer a partir do confronto contra o Rio Claro, nesta sexta-feira, às 20h, no ginásio Hélio Maurício, e garantirá aos interessados um desconto de 62% ao fim da competição, inclui ainda os playoffs e uma eventual final. 

Flapasse dará direito a todos os jogos do time rubro-negro dentro de casa (Foto: Marcello Pires)

Apesar de se tratar de um projeto piloto e de o torcedor brasileiro ainda não estar familiarizado com esse tipo de ação, o departamento de marketing rubro-negro espera atrair um público novo e fidelizar os torcedores que já acompanham a equipe tricampeã do NBB. A compra poderá ser feita apenas pela internet e os interessados poderão adquirir o Flapasse através do endereço eletrônico guicheweb.com.br/flamengo

Enquanto os sócios torcedores terão desconto e pagarão apenas R$ 175, o torcedor comum terá que desembolsar R$ 400 (inteira) e R$ 200 (meia) para garantir presença em todos os jogos da temporada dentro de casa. O cartão garantirá ainda aos rubro-negros um acesso diferenciado e sem fila nos ginásios.   

Um dos jogadores que mais representam o torcedor dentro de quadra, o ala-pivô Olivinha elogiou a iniciativa do departamento de marketing do Flamengo e espera que essas ações atraiam mais público aos ginásios e facilite a vida dos rubro-negros em acompanhar a equipe do técnico José Neto ao longo da temporada. 

- Acho que é uma excelente oportunidade para o torcedor que acompanha o flabasquete de garantir todos os ingressos da temporada, incluindo os playoffs e uma eventual final.
Foi uma grande sacada do marketing do Flamengo e espero que seja um sucesso de vendas.
Acreditamos na força do nosso torcedor e sempre contamos com eles em todos os jogos. O flapasse ainda vai facilitar a vidas dos torcedores do flabasquete - afirmou o camisa 16 rubro-negro. 

Rafael Luz e Olivinha exibem o Flapasse para a temporada do NBB 8 (Foto: Marcello Pires)

Como a demanda nas últimas temporadas tem sido alta e os ginásios da Gávea e do Tijuca, palcos dos jogos do clube carioca na fase de classificação do NBB, não comportam um grande público, o marketing rubro-negro limitou a comercialização do cartão. Serão apenas 300 unidades nessa primeira temporada, levando em consideração as gratuidades por lei e cortesias que a própria Liga Nacional de Basquete (LNB) obriga os clubes mandantes reservarem para seus adversários. 

Embora o clube prefira não divulgar o número de cartões vendidos até o momento, o departamento de marketing garante que a procura tem sido boa e as vendas já atingiram cerca de 80% da meta traçada. O torcedor que ainda não adquiriu o Flapasse, pode receber seu cartão em casa ou retirá-lo na própria bilheteria da Gávea. 

Além do Flapasse, o marketing rubro-negro também já viabilizou outros dois pacotes para os torcedores do flabasquete: o amigo, que dá direito a dois ingressos no valor de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), e o família, que garantirá a entrada de quatro pessoas e sairá por R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).    

Kayke brinca com "rival" Guerrero: "Torcerei contra só nas eliminatórias"

 

Com seis gols, Kayke atualmente é o atacante que mais marcou com a camisa do Flamengo no Brasileiro, ofuscando Paolo Guerrero, principal contratação do clube para 2015. 

kayke comemora gol contra goiás (Foto: andré durão)

- Não estou preocupado com isso, somos companheiros de equipe. A única vez que vou torcer contra o Guerrero é agora nas Eliminatórias (risos). Espero que ele não faça um bom jogo. A gente fica zoando ele lá, mas ficamos bem próximos e é uma pessoa sensacional - revelou o atacante ao lembrar do jogo duelo entre Brasil e Peru, que acontece no dia 17.

Contratado junto ao ABC no início de agosto, o atacante elogiou o ambiente no elenco rubro-negro e não acredita que o peruano tenha problemas com os companheiros de time. Sem marcar desde o dia 23 de agosto, contra o Grêmio, tem o seu desempenho questionado pelos torcedores flamenguistas.

- Cheguei depois. É mais fácil ele analisar a minha chegada. O grupo recebe muito bem. Isso eu posso dizer 100%. Eu já conhecia alguns jogadores como o Everton, Paulo Victor e outros meninos da base que conhecia. A parte do staff, roupeiro, também é da minha época e isso ajudou na minha adaptação - admitiu.

O Flamengo volta a jogar apenas no dia 19 de novembro, na Vila Belmiro, quando enfrenta o Santos pela 35ª rodada do Brasileiro. O Peixe é o quarto colocado na competição, com 54 pontos.

Pará segue caminho de Alan Patrick e está nos planos do Fla para 2016

 
oswaldo e pará (Foto: gilvan souza/flamengo) 

Um dos punidos por indisciplina com afastamento e multa, Pará, a exemplo de Alan Patrick, segue nos planos da atual diretoria para 2016. Assim que foi emprestado pelo Grêmio, no início da atual temporada, o lateral-direito assinou pré-contrato que prevê renovação automática por mais dois anos (até o fim de 2017). Apesar da participação na festa que se transformou na principal crise do Flamengo no ano, o camisa 21 continua tendo avaliação positiva internamente.

Terceiro jogador que mais atuou pelo time em 2015 - com 54 jogos, fica atrás somente de Márcio Araújo (58) e Canteros (55) -, Pará chegou ao Flamengo como parte de acordo referente à dívida do Grêmio com o Rubro-Negro por conta do caso Rodrigo Mendes - o passivo era de R$ 11 milhões*. O empréstimo foi feito gratuitamente, e o pagamento dos salários do lateral cabe ao Tricolor até dezembro, quando o empréstimo e o contrato com os gaúchos chegam ao fim. Os vencimentos pagos são abatidos do débito gremista com os flamenguistas. 

A partir de 2016, porém, o Flamengo é quem pagará os salários de Pará. Ele, aliás, deve ser o único remanescente da posição no atual elenco, já que o contrato de empréstimo de Ayrton está chegando ao fim e ele provavelmente não renovará. Também paraense e do mesmo setor, Yago Pikachu, em fim de compromisso com o Paysandu, tem conversas adiantas para reforçar o clube da Gávea no próximo ano e ser concorrente de Pará.

*Além do empréstimo gratuito do lateral e do pagamento dos salários referentes a 2015, o Flamengo recebeu do Grêmio R$ 7,8 milhões e descontou do débito R$ 300 mil por ter utilizado Marcelo Moreno, à época emprestado pelo Tricolor, em derrota por 1 a 0 para os gaúchos em jogo pelo Brasileiro de 2013. Curiosamente foi Pará quem fez o gol gremista no duelo.

Oswaldo escala Jonas no lugar de Jajá, e Kayke sente dores musculares

Oswaldo de Oliveira treinou o Flamengo com mudanças na manhã desta quarta-feira, mas apenas uma sem ser por desfalque: o volante Jonas no lugar de Jajá. As demais alterações em relação à equipe que venceu o Goiás por 4 a 1 no último domingo se deram por outros motivos. Samir treinou na vaga de Wallace, liberado da atividade para resolver problemas particulares - sua esposa passará por uma operação; Armero ocupou o espaço de Jorge, que está na seleção olímpica; e Everton substituiu Kayke, que ficou na academia por conta de dores musculares - mas não preocupa, segundo o clube e o próprio atacante.

Jonas treinou no time titular, e Jajá, de colete, entre os reservas (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

- Ontem (terça) acordei com muitas dores musculares e hoje preferi descansar para estar 100% para a última partida - disse Kayke, na coletiva de imprensa pós-treino.

Os titulares, portanto, atuaram no coletivo com Paulo Victor, Pará, César Martins, Samir e Armero; Jonas, Márcio Araújo e Alan Patrick; Gabriel, Everton e Emerson. Vale lembrar que Guerrero está com a seleção peruana.

Ederson, recuperado de lesão no joelho direito, participou normalmente do coletivo. Ele já havia voltado a treinar com o grupo no sábado. A equipe reserva teve César, Ayrton, Marcelo, Rafael Dumas e Ronaldo; Luiz Antonio, Jajá e Canteros; Ederson, Almir e Paulinho.

Ederson descansa: meia-atacante participou de coletivo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O coletivo técnico, onde só valia dar dois toques na bola por jogador, contou com vários gols, com mais destaque para os reservas. Ederson marcou um, contando com desvio de César Martins, mas em seguida perdeu duas chances claras. O jovem Ronaldo também balançou a rede, surgindo de surpresa na área e completando cruzamento de Gabriel. Antes disso, Oswaldo comandou outro trabalho mais técnico, em campo reduzido. Douglas Baggio e Everton marcaram pelo menos duas vezes cada. O primeiro fez belo gol, ao tirar Gabriel em domínio com o peito e bater rasteiro sem chance para o goleiro Thiago, dos juniores.

O Flamengo volta a campo neste domingo, às 15h30, em amistoso com o Orlando City, dos EUA, para comemorar seu aniversário de 120 anos. A partida será realizada no Maracanã. O próximo jogo oficial é somente na quinta da outra semana, contra o Santos, pelo Brasileirão.

Kayke pede fim de perguntas sobre Guerrero: "Toda vez"

 
Kayke coletiva 11/11 (Foto: Ivan Raupp)

O sorriso fácil de Kayke deu lugar a um breve semblante sério nesta quarta-feira. O motivo: as comparações incessantes de seus números com os do astro Paolo Guerrero, que vive um incômodo jejum de sete jogos sem marcar pelo Flamengo. Convocado para falar com a imprensa após o treino no Ninho do Urubu e autor de dois gols na vitória contra o Goiás, o atacante foi questionado novamente sobre a fase do peruano logo na primeira pergunta. Não gostou. Pediu o fim do assunto e desabafou dizendo que não deve avaliar a perfomance do companheiro.

- Essa é uma pergunta sem resposta. Minha opinião é como a de todos, estou aqui para ajudar o Flamengo. Não ficar opinando sobre isso. Chega até ser chato. Toda vez tenho que responder sobre Guerrero, sobre perfomance do Guerrero. É uma situação que todo mundo já sabe. Toda vez é a mesma coisa. Queria até pedir para ter um pouco de consciência para vocês jornalistas. Sou companheiro de equipe dele. Não estou aqui para analisar - devolveu Kayke.

Kayke já marcou seis gols com a camisa do Flamengo. Todos eles marcados em jogos com ausência de Guerrero. Além disso, o atacante ainda não iniciou nenhum jogo atuando ao lado do peruano. Pensando nisso, em atuar junto com o campanheiro, Kayke admite jogar pelos flancos.

- O Oswaldo de Oliveira pode falar melhor sobre esta parte técnica. Ele que pode falar sobre isso. Da minha parte, ficarei feliz em jogar ao lado do Guerrero. Seria a primeira oportunidade. Tem que analisar como vai encaixar. Posso dizer que estou preparado - afirmou.

Após o breve momento de irritação, Kayke voltou a esbanjar sorrisos. Afinal de contas, vive boa fase com a camisa do Flamengo. Inclusive, tem sido bastante requisitado para entrevistas. Na segunda-feira de folga, atendeu a diversos veículos de imprensa. Um dia depois, coletiva após o treino. Nada que incomode Kayke. Pelo contrário.

- Faz parte, né? As entrevistas são por conta da sua perfomance. Normalmente quando vamos bem, somos solicitados. Faço questão de atender. Dia de folga recebi até pessoas em minha casa. Acho legal, faz parte. É um bom sinal - disse.

O Flamengo tem um compromisso festivo no fim de semana. O Rubro-Negro enfrenta o Orlando City, no domingo, no Maracanã, em comemoração ao seu aniversário de 120 anos. O próximo jogo oficial é somente na quinta da outra semana, contra o Santos, pelo Brasileirão.

Flamengo deixa acerto com Juan apalavrado

Juan Internacional (Foto: Agência Getty Images)

O Flamengo tem acerto verbal para que o zagueiro Juan seja o primeiro reforço do clube para a próxima temporada. De saída do Internacional, o jogador de 36 anos está apalavrado com o Rubro-Negro. O anúncio da contratação está previsto para ocorrer depois do Campeonato Brasileiro - que termina no dia 6 de dezembro -, assim como a assinatura de contrato.

Juan chegará ao Flamengo de graça, uma vez que ficará sem contrato com o Inter ao fim de dezembro. Ele já sinalizou por lá que não vai renovar e está entrando em acordo para parcelar a dívida que o Colorado tem com ele. O zagueiro também recebeu proposta do futebol dos EUA, mas pesou o desejo dele próprio e da família de voltarem a morar no Rio de Janeiro. Juan manifestou logo no primeiro contato a vontade de voltar ao clube que o revelou.

O defensor, que não tem empresário, cuidou pessoalmente da negociação com a diretoria rubro-negra. Ele pensa em encerrar a carreira no Flamengo, disputando mais uma ou até duas temporadas. O contrato, a princípio, deve ter duração de um ano.

Revelado pelo Fla, Juan fez 246 jogos pelo clube, de onde saiu em 2002 para jogar na Europa - defendeu o Bayer Leverkusen-ALE e o Roma-ITA. Ele marcou 30 gols com a camisa rubro-negra e conquistou títulos como o tricampeonato Carioca de 1999-2000-2001 e a Mercosul de 1999.

Juan chegará ao Flamengo teoricamente para ser titular e adicionar mais experiência à defesa, que teve muitos problemas em 2015. A zaga do time atualmente é formada pelo capitão Wallace e César Martins. Samir, que está na reserva, pode ser negociado na próxima janela. Marcelo, em fim de contrato, não deve renovar. E o jovem Rafael Dumas, que está em seu último ano de juniores, provavelmente permanecerá, sendo integrado aos profissionais.

Eleições do Flamengo vão parar na polícia

 

Guito Moreto

A disputa pela presidência do Flamengo ganhou um novo capítulo, desta vez na delegacia.

Ontem, a diretoria do clube abriu uma queixa-crime na 14ª DP por uma suspeita pesquisa de intenção de voto.

Um fictício setor de pesquisa do clube ligou para diretores e sócio-torcedores, conforme revelou Renato Maurício Prado nesta terça.

Depois de perguntar a chapa escolhida pelo sócio, a pesquisadora dava motivos para que votassem em Wallim Vasconcellos, de uma das duas chapas de oposição ao presidente Eduardo Bandeira de Mello.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Bauru consegue revanche e vence Flamengo em abertura da NBB

 Hettsheimeir e Meyinsse, Bauru x Flamengo, NBB (Foto: Caio Casagrande / Bauru Basket)

A abertura da 8º Liga Nacional de Basquete (NBB), na noite desta segunda-feira, teve o duelo entre os dois finalistas da última edição do torneio. O Bauru conseguiu a revanche diante do Flamengo, campeão da temporada passada, por 77 a 73. Os times se enfrentaram no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), diante de um público de 2043 pessoas.

As duas equipes tiveram grandes mudanças em relação a última temporada. Pelo lado do Rubro-Negro, tricampeão nacional, Rafael Luz, JP Batista, Rafael Mineiro e o americano Jason Robinson chegaram para repor as vagas de Walter Herrmann, Nicolas Laprovittola, Benite e Cristiano Felício.

Já no Bauru, a grande novidade para o confronto desta segunda-feira foi a estreia do técnico Demétrius Ferraciú, ex-Minas, contratado para ocupar o antigo posto de Guerrinha. Sem Larry Taylor e Gui Deodato, a equipe paulista trouxe o ala Léo Meindl, o armador Paulinho Boracini e o pivô Thiago Labate.

Bauru e Flamengo também foram os dois únicos times brasileiros a enfrentarem equipes da NBA este ano.

Embora o confronto entre os times tenha iniciado bem parelho, com o intervalo terminando em 36 a 34 para o Bauru, os paulistas tomaram a dianteira na segunda etapa da partida e chegaram a abrir doze pontos de vantagem em relação ao Flamengo. Com muitas faltas, principalmente pelo lado do Rubro-Negro, muitos dos pontos vieram de conversões de lances livres. Nos minutos finais, no entanto, os cariocas conseguiram uma boa reação e ficaram na cola dos adversários, reduzindo drasticamente a diferença nos marcadores e quase conquistando a virada.

O jogo - A partida iniciou equilibrada, com as duas equipes disputando ponto a ponto. A primeira diferença veio com Fischer, em cesta de três que deixou o Bauru à frente (10/7), e depois com Hettsheimer, que converteu dois lances livres para a equipe paulista (12/7). O Flamengo conseguiu igualar o placar, mas Hettsheimer fez mais uma cesta de três para o Bauru (19/16). Buscando a recuperação, o americano Jason Robinson conseguiu dois lances livres para o Rubro-Negro (19/17). Rafael Mineiro virou para o Fla (19/21) e deixou a equipe à frente dos marcadores ao fim do primeiro quarto.

No segundo, Rafael Mineiro fez mais dois para o Flamengo (19/23) e Hettsheimer descontou para o Bauru (23/21). Wesley anotou dois e igualou tudo (23/23). Em seguida, Jefferson anotou dois e Alex fez uma cesta de três para os paulistas, deixando em 28/23. JP Batista, em conversão de lance livre para os cariocas, deixou o placar em 30/28, se aproximando dos rivais no placar. Robert Day anotou uma de três e ampliou a vantagem do Bauru (33/28), mas pouco depois Marquinhos fez mais dois pelo Fla. O primeiro tempo do jogo terminou em 36/34 para o Bauru.

Na volta do intervalo, Fischer abriu 44/36 para o Bauru, e o americano Robinson respondeu em seguida, com uma cesta de três para o Fla (44/39). Os paulistas abriram uma diferença de dez pontos (49/39) e seguiram com o domínio em quadra. Rafael Mineiro e Meyinsse anotaram mais dois pelo Rubro-Negro (49/43), mas Alex ampliou novamente para o Bauru (51/43).

Os paulistas seguiram se impondo e abriram uma diferença ainda maior no placar (62/51), que logo se ampliou para 70/61. A menos de três minutos do fim, 72/67. Apostando no contra-ataque, o Fla converteu dois lances livres e de aproximou do Bauru por 72 a 69. Com o placar apertado em 72 a 71 após uma conversão de JP Batista, Robert Day conseguiu um arremesso longo para o Bauru e abriu 75 a 71. A menos de um minuto do fim do jogo, os marcadores apontavam 75 a 73. Faltando menos de nove segundos, Alex conseguiu duas conversões e aumentou para 77/73, placar que decretou a vitória do Bauru.

Confira os outros jogos da primeira rodada do NBB (respeitando os horários de Brasília):

3/11 - 20h - Franca x Macaé

3/11 - 20h - Rio Claro x Liga Sorocabana

4/11 - 19h30 - Pinheiros x Minas

4/11 - 20h05 - Caxias do Sul x Brasília

4/11 - 20h30 - Basquete Cearense x Mogi

4/11 - 21h - Vitória x São José

Nervoso em campo, Guerrero vem em declínio no Fla

 

De badalado a contestado. Paolo Guerrero vive semanas de turbulência no Flamengo. Apesar da experiência no futebol, já defendendo clubes europeus como o Bayern de Munique e Hamburgo, da Alemanha, o atacante e ídolo da seleção do Peru vem apresentando em campo pelo Rubro-Negro desempenhos aquém do esperado para alguém que recebe R$ 600 mil, o maior salário do elenco.

HOME - Flamengo x Joinville - Campeonato Brasileiro - Guerrero

O temperamento de Guerrero em campo vem atrapalhando o Flamengo. Além de desfalcar o time por conta de convocações, tem ficado fora da equipe por suspensões. O atacante já recebeu oito cartões em 16 partidas que jogou pelo clube, o dobro do número de gols que já fez: quatro. O contrato do peruano com o Fla foi assinado no dia 16 de junho, há mais de quatro meses, fazendo cada gol custar R$ 600 mil.

Este nervosismo de Guerrero em campo, que resulta no número elevado de cartões, fez o forte investimento do Flamengo não se justificar, já que não tem mais chance de ir à Libertadores. Mesmo com isto, Oswaldo de Oliveira e a cúpula do clube isentam o peruano da culpa pelos cartões, já que enxergam perseguição por parte da arbitragem – o técnico, inclusive, deixou este pensamento claro após a derrota para o Grêmio, domingo, quando Guerrero foi expulso ao fazer gesto indisciplinar.

Faltando seis jogos para o fim do ano do Flamengo – sendo cinco no Brasileiro e um amistoso –, Guerrero ficará fora de metade. Domingo que vem, contra o Goiás, pela suspensão, e nos dois seguintes por estar a serviço do Peru. O torcedor rubro-negro que no dia 23 de agosto gritava pela última vez "Acabou o caô, o Guerrero chegou", quando o atacante fez o último gol, espera em 2016 uma história seja diferente. Pois em 2015 o caô não acabou.

Árbitro que expulsou Guerrero tem dúvida sobre gesto

 

O árbitro Braulio da Silva Machado, que expulsou Guerrero na derrota do Flamengo para o Grêmio, no domingo, relatou na súmula da partida publicada nesta segunda-feira no site da CBF uma dúvida no gesto indisciplinar do jogador. Braulio não definiu se foi uma "câmera ou óculos". O árbitro ainda confirmou ter sido avisado por seus auxiliares sobre o fato.


Guerrero acabou expulso ao gesticular após tomar cartão amarelo
 

"Expulsei em decorrência da 2ª advertência o sr. Jose Paolo Guerrero Gonzales, número 9, da equipe do Flamengo, após ser informado pelo 4º árbitro e pelo árbitro assistente nº 1 da partida, que o mesmo, após receber advertência pela falta cometida, fez gestos no momento em que me encontrava de costas para o atleta, protestando contra a decisão da arbitragem, gesticulando com as mãos próximo do ouvido de forma circular, e também fazendo gestos com as mãos próximo dos olhos na forma de câmera ou óculos", relatou na súmula.

Sem Guerrero, o Flamengo volta a campo no domingo, contra o Goiás, em casa.